Dicionário da cachaça

06 Novembro, 2017 35 vezes Blog
Descubra o significado das terminologias utilizadas quando o tema é a aguardente de cana. Você sabia que só pode ser chamada de cachaça a aguardente de cana produzida no Brasil? Apesar de se tratar de uma das bebidas mais queridas do país, muitos termos específicos de sua produção e consumo são desconhecidos. Para desmitificar essas terminologias, o blog O Cachacier explica na galeria abaixo. Cachaça Denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48%, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Aguardente de cana Bebida com graduação alcoólica de 38% a 54%, obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar. Mosto O sumo açucarado antes do processo de fermentação. Pode ser da cana-de-açúcar para a cachaça, de uvas para o vinho, de cereais para o uísque. No caso da cachaça, é o puro suco da cana.…

Qual cachaça vai na caipirinha

06 Novembro, 2017 38 vezes Blog
Existem muito paradigmas, mitos e meias verdades no universo da cachaça. Vou abordar alguns deles nas próximas semanas. Para começar: a cachaça boa para se fazer caipirinha. Diversos paradigmas, mitos e meias verdades rondam o universo da cachaça. Muitos criados por limitações técnicas que não se aplicam mais. Outros por puro preconceito e, alguns, por simples falta de informação. E o único prejudicado é o apreciador, que muitas vezes por falta de uma fonte confiável de informação, acaba deixando de aproveitar uma excelente cachaça porque alguém espalhou uma bobagem. Um dos mitos que mais ouvimos por aí é o da caipirinha. Que na verdade são dois. Um é de que a caipirinha deve SEMPRE ser feita com cachaça branca. Não, não deve. É certo que a cachaça branca, por seu sabor mais fresco e neutro, muitas vezes com notas cítricas e outras com notas mais florais, vai casar perfeitamente com…

Cachaça e preconceito. Por que o destilado nacional continua estigmatizado?

06 Novembro, 2017 31 vezes Blog
Existe ainda um enorme preconceito ao redor da cachaça. Porém, com um trabalho sério e profissional, as mulheres vêm ajudando a quebrar a errônea imagem de 'bebida rústica e sem qualidade'. Existe um grande preconceito rondando a nossa querida cachaça. De falsas noções de “bebida de baixa qualidade” até preconceitos de classe e gênero, a cachaça sofre uma grande discriminação desde o início de sua longa história, tão longa quanto a própria história do Brasil. Motivos reais para isso não existem, pois sabemos que a cachaça é um dos melhores destilados produzidos no mundo, seja por sua qualidade química, seja pela sua riqueza sensorial ou simplesmente pela carga cultural que ela carrega consigo nestes quase 500 anos de vida. Então, de onde vem a má fama? Tudo começa quando a coroa portuguesa passou a sentir a concorrência que a cachaça fazia aos produtos importados do reino, o vinho e a…