Evento debate cachaça como símbolo nacional

28 Setembro, 2018 Blog
Especialistas discutiram ações necessárias para o destilado verde e amarelo conquistar o reconhecimento merecido no Brasil e no exterior A cachaça foi tema de um encontro entre empresários, associações, agentes do governo e amantes da bebida em São Paulo, no dia 20. Especialistas debateram o potencial do destilado como vetor de crescimento da economia no evento “Cachaça: Símbolo Nacional”. Carlos Lima, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), afirmou na abertura do encontro que, apesar de sua importância histórica e cultural, o destilado ainda não é reconhecido pelo brasileiro como um orgulho nacional, ao contrário do que fazem outros povos com sua bebida de origem. “Queremos repetir no Brasil o modelo que o México aplicou para a tequila e a Escócia, para o scotch whisky”, disse o anfitrião. Tributação excessivaNo primeiro painel, “Tributação e Informalidade no Setor da Cachaça”, os impostos incidentes sobre a cachaça foram apontados como um…

Informalidade e tributação dificultam crescimento do mercado de cachaça

19 Setembro, 2018 Blog
 A inclusão de micro e pequenas destilarias no regime tributário do Simples Nacional, em janeiro, representou um avanço, mas ainda não resolve o problema do setor; Existe um mito, entre muitas pessoas que gostam de cachaça, de que bebida boa é a “cachacinha da roça” produzida artesanalmente, cuja garrafa nem sequer tem rótulo. Aparentemente inofensiva, essa visão romântica ajuda a alimentar um dos principais problemas do setor: a informalidade. Segundo o Censo Agropecuário do IBGE de 2017, existem pouco mais de 11 mil produtores de aguardente de cana-de-açúcar (o que inclui a cachaça) no Brasil. No entanto, somente cerca de 1,5 mil são registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os demais produzem o líquido à margem da lei. Diversos impactos negativos estão associados à produção clandestina, a começar pela ameaça à saúde do consumidor e ao meio ambiente. Destilarias com registro precisam seguir protocolos sanitários desenvolvidos com…

Dia Nacional da Cachaça

13 Setembro, 2018 Blog
O Dia Nacional da Cachaça ou simplesmente Dia da Cachaça é celebrado em 13 de setembro. Esta é uma bebida com uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade brasileira. Origem da Comemoração A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009. Ainda existe um projeto de lei do deputado Valdir Colatto e que foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em outubro de 2010, com o objetivo de oficializar a data. História da Data O dia 13 de setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661. Esta legalização, no entanto, só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa portuguesa, conhecida como "Revolta da Cachaça", ocorrida…